16/03/08

Reincarnation / Rinne (2005)

Em 1970, um professor universitário assassina os dois filhos menores, assim como os empregados e hóspedes do hotel onde está a passar férias. Passados 35 anos, o realizador de filmes de terror e suspense Ikuo Matsumura (Kippei Shiina) está a trabalhar num filme baseado no crime. Yuka (Nagisa Sugiura), uma jovem actriz que tem o papel principal, começa a ver fantasmas durante a gravação do filme. Fantasmas que, ficamos a saber mais tarde, são os das vítimas envolvidas no já referido crime. Com o decorrer do filme somos levados a pensar que Yuka poderá ter alguma relação com uma das vítimas, mas propriamente da maneira que estamos a pensar… As vítimas clamam por vingança. Vejam e depois percebem.
“Reincarnation” tem um final surpreendente. Dos melhores que vi nos últimos tempos num filme e que acaba por atribuir à história outra profundidade. A cena das “prendas” oferecidas a Yuka, no final, é arrepiante. Não no sentido de assustar ao ponto de “dar um pulo na cadeira” mas, mais uma vez é a ideia em si e a sua compreensão. Vejam e depois percebem o que eu quero dizer.
Como habitual nos filmes Japoneses (e Asiáticos em geral) de terror e suspense, depois das revelações que nos levam a perceber muitas das pontas que ficaram soltas durante o filme, levamos com uma reviravolta que nos deixa surpreendidos e que nos leva a reorganizar os nosso pensamentos de outra maneira. Mas mesmo no fim temos ainda direito a outra reviravolta que nos remete de novo para uma reestruturação da nossa análise. É nisto que reside o meu gosto intenso por terror e suspense asiático, o facto de se recusar a dar-nos as coisas todas explicadinhas, mas sim levar-nos a pensar. E muito!
Embora contenha muitos elementos típicos do J-Horror, “Reincarnation” é mais um thriller sobrenatural do que propriamente um filme de terror. Não nos deixa perceber à primeira o que está a acontecer, e não percebemos muito bem o porquê do título do filme mas, aos poucos, vamos descobrindo o que nos querem dizer, até chegar à revelação climática, consequente reviravolta e final surpreendente.
Não me assustou particularmente pois é mais, como já referi, um thriller psicológico de contornos sobrenaturais do que propriamente terror puro. Ou talvez esteja a ficar um pouco dos elementos que se estão a tornar cliché no J-Horror, tais como a imagem do menino(a) com o rosto pálido, cabelo sobre a cara e um olhar demoníaco; fantasmas que aparecem em segundo plano; entre outros. De qualquer modo “Reincarnation”, escrito e realizado por Takashi “Ju-On” Shimizu (com a colaboração no argumento de Masaki Adachi), é um filme que irá agradar a fãs do género. Aconselho vivamente. 85%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0456630/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...