23/08/08

Gokusen (2002-2008)

Geral: Gokusen é uma dorama baseado num manga do mesmo título. Este teve direito a 3 temporadas, além de uma temporada em anime. Yamaguchi Kumiko (Yukie Nakama) é a neta de um chefe Yakuza e a sucessora do lugar. Os seus pais faleceram quando esta era ainda uma criança e o seu avô materno acolheu-a. Mas esta não quer tomar as rédeas do negócio de família e torna-se professora como o seu falecido pai, opção compreendida pelo seu avô que quer que esta siga o seu próprio rumo na vida. Kumiko torna-se professora em Kurogin, uma escola só para rapazes e, respectivamente, da turma 3-D, uma turma de delinquentes. Estes passam a chamá-la Yankumi, de um modo trocista no início, mas de um modo afectivo com o passar do tempo. Yankumi promete fazer com que todos os alunos da sua turma 3-D consigam a graduação no liceu. Mas esta tem de ter cuidado para que a sua verdadeira identidade não venha ser descoberta, podendo vir a perder o seu emprego e, consequentemente, o seu sonho de ser professora. Aos poucos esta vai ultrapassando dificuldades, em particular a ideia pré-concebida dos outros professores, pais e vizinhos, de que estes não têm futuro e vão acabar todos expulsos. Com isto vai ganhando a confiança dos seus alunos, um a um.
Gokusen é um dorama recheado de muito humor e algum drama e romance. Yukie Nakama está perfeita no papel de Yankumi, uma franzina jovem de 23 anos que está a dar aulas pela primeira vez e que vai sempre vestida de fato-de-treino para poder “enfrentar” os seus alunos. Apesar da sua constituição física, esta teve treino de luta e artes marciais desde que foi viver com o avô e, por isso mesmo, é capaz de enfrentar uma dúzia de bandidos ao mesmo tempo e sair sem um arranhão. Habilidade que lhe vai servir de ajuda muitas vezes para safar os seus alunos de apuros fora da escola.

Em “Gokusen 1” (2002), a acompanhar Nakama, temos fantásticos actores como Ken Utsui no papel de Ryuichiro Kuroda, avô de Yankumi; Ken Kaneko como Tetsu ou Shinji Uchiyama como Minoru (dois dos membros da família Ooedo); o hilariante Katsuhisa Namase como Goro Sawatari, o Chefe de Professores, sempre contra os alunos do 3-D; e alguns dos alunos são interpretados por Jun Matsumoto (membro da banda pop Arashi, Hana Yori Dango 1 & 2), Shun Oguri (GTO, Hana Yori Dango 1 & 2, Stand Up!, Densha Otoko, Hanazakari no Kimitachi e), Yuma Ishigaki (Water Boys, Hanazakari no Kimitachi e) ou Tomohiro Waki (o único aluno que se mantém nas 3 temporadas, não como aluno, claro!), entre outros. Além de ajudar os seus alunos, esta ainda tem de conquistar o Detective Tomoya Shinohara (Iki Sawamura), objecto da sua atenção, e tentar afastar o seu parceiro, o Detective Yutaka Kashiwagi (Tadashi Sakata), que está enfeitiçado pela professora.
Depois dos 12 episódios houve ainda um especial intitulado “Gokusen Special: Sayonara 3-nen D-gumi” que não é mais do que um episódio alargado.
Esta é a melhor das temporadas, na minha modesta opinião. A original é sempre a original. 85%
_
FanVideo com imagens de G1 (V6 "Feel Your Breeze", tema final da série)

_
Em “Gokusen 2” (2005) volta-se à mesma fórmula. Alguns anos depois, Yankumi vai para outra escola. A turma volta a ser a 3-D. A família Ooedo é a mesma (e mantém-se na 3ª temporada), assim como voltamos a ter a presença de Kuma (Tomohiro Waki) e Sawatari (que por uma coincidência é Vice-Director da escola para onde Yankumi vai dar aulas). Nakama está mais À vontade na pele de Yankumi, há muito mais humor (gostei da ideia dos sons a acompanhar gestos e caretas), e voltamos a ter um grupo de alunos carismáticos que se destaca, entre os quais Kazuya Kamenashi (do grupo pop Kat-Tun, Nobuta wo Produce), Jin Akanishi (também dos Kat-Tun), Teppei Koike (Water Boys 2) ou Mokomichi Hayami (Densha Otoko). Tal como na primeira temporada, a professora apaixona-se por outra personagem, o professor de uma escola vizinha para raparigas, Kujo Takuma (Tanihara Shosuke). Ao mesmo tempo, está tenta afastar o professor de Educação Física Baba Seiga (Azuma Mikihisa). Apesar da repetição e constante sentimento de déjà-vu, uma boa aposta para quem gostou da 1ª série. Pois aqui estão mais 10 episódios na mesma linha. 80%
-
Gokusen 2 - Excertos


-
Em “Gokusen 3” (2008) a coisa já está saturada. Tudo o que foi atrás referido volta a ser repetido. Mas desta feita sem grande impacto. Não há alunos que se destaquem pelo seu carisma; Yankumi gosta de alguém e alguém gosta dela; os professores estão sempre contra os alunos do 3-D; estes não arranjam confusões mas estas vêm ao seu encontro; é tudo igual. Mas continua a haver muito humor, isso e verdade. Dá para passar um bom bocado, mas pode ser saturante, em particular a cena final de luta entre Yankumi e uma dúzia de bandidos, a qual se repete em todos os episódios. O discurso é sempre o mesmo, com palavras diferentes claro, mas vai parar aos mesmos tópicos. Vale pela cómica interacção entre Yankumi e Sawatari, assim como pela interacção entre os alunos/amigos do 3-D.
Apenas para maníacos, como eu, que gostam de ver tudo! 55%
-
Gokusen 3 - Excertos




_

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...