20/03/08

Anatomie 1 & 2 (2000/2003)

Anatomie (2000)
Paula Henning (Franka Potente), uma estudante de medicina, consegue uma colocação na escola de medicina de Heidelberg. Quando o corpo de um jovem que ela conheceu na viagem de comboio aparece na mesa de vivisecção, esta inicia uma investigação para apurar as misteriosas causas da sua morte, acabando por descobrir uma conspiração perpetrada por uma obscura organização anti-hipocrática, que opera na própria escola, e que realiza experiências em vítimas ainda vivas. Quando ela está prestes a desmascarar esta sociedade de contornos neo-nazis, a sua colega Gretchen (Anna Loos) torna-se vítima da mesma, encontrando-se Paula também em perigo iminente.
Outros nomes que figuram no elenco, talvez desconhecidos pela maioria dos leitores, são Benno Fürmann, August Diehl, Herbert Knaup, Heike Makatsch, Sebastian Blomberg ou Holger Speckhahn.
A meio caminho entre thriller psicológico e slasher, este filme germânico ganha alguns pontos pela ideia principal ser original, no entanto perde alguns por ser algo derivativo, pois em muito fica a dever aos seus pares vindos do outro lado do Atlântico. A mim causou-me alguma sensação pois eu tenho algum pavor a objectos cortantes. E aqui estamos a falar de bisturis bem afiados a cortar carne humana! De qualquer modo, apesar de algumas falhas, é uma alternativa válida ao já gasto filme de terror / slasher / thriller de Hollywood. Pois é meus amigos, não é só dos Estados Unidos que vêm bons filmes, qualquer que seja o género. 70%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0187696/


Anatomie 2 (2003)
Jo Hauser (Barnaby Metschurat) viaja para Berlim para se tornar interno numa clínica de prestígio. O seu objectivo é fazer investigação médica para poder ajudar o seu irmão Willi Hauser (Hanno Koffer), o qual tem uma doença hereditária degenerativa que causa paralisia progressiva do corpo e eventual morte. Com este mesmo propósito, junta-se a um grupo de investigação liderado pelo Professor Charles Müller-LaRousse (Herbert Knaup), que está a fazer pesquisas sobre o uso de músculos biónicos em seres humanos mas que o faz, no entanto, sem nenhum ética ou respeito pelas leis. Os próprios membros da equipa são voluntários para as experiências. Esta equipa de investigação, pertencente à AAA, a mesma sociedade anti-hipocrática do primeiro filme, está sob a investigação de Paula Henning (Franka Potente com uma participação especial) que entretanto integrou a polícia e está encarregue do caso. Quando Jo começa a ficar viciado em drogas usadas nas experiências, percebe o que realmente os propósitos que movem a sociedade.
A linha é semelhante à do primeiro filme, embora com algumas diferenças, pois contém menos gore e está mais direccionado para o suspense do que o anterior, que é mais directo e visual. É aqui que reside algum do interesse desta sequela, a tentativa de se destacar do original. Apesar de algumas falhas, e alguns pormenores um tanto ridículos, a meu ver, é uma boa sequela. Não é uma obra-prima, aliás está longe disso, mas é um filme minimamente interessante para quem gosta do género. 60%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0312358/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...