16/03/08

Audition / Ôdishon (1999)

Mais uma vez, ganhei coragem suficiente e sentei-me (des)confortavelmente a ver mais uma das realizações do polémico Takashi Miike.
Sete anos após a morte da sua esposa, Shigaharu Aoyama (Ryo Ishibashi), um produtor de televisão, a viver com o seu filho, começa a considerar a hipótese de se casar de novo. Impulsionado pelo seu amigo e colegas produtor, embarca numa louca ideia de fazer uma audição para um filme fictício e, desta maneira, ficar a conhecer uma mulher perfeita para si. Ao analisar os currículos, este fixa a sua atenção em Asami Yamazaki (Eihi Shiina) e, depois da audição, começa a encontrar-se com ela. A primeira parte do filme foca a sua atenção em Shigeharu, na audição e posterior relação de proximidade que se estabelece entre os dois. O ambiente do filme é mais dramático no início, chegando a atingir tons de romance a certo ponto. Após um fim-de-semana de férias, Asami desaparece sem deixar rasto. Shigeharu inicia uma busca obsessiva e, no decorrer da sua investigação, começa a perceber que o passado da mulher que tenta encontrar não é assim tão colorido. Recorrendo a um fabuloso uso de flashbacks, intercalado com a actualidade, ficamos a perceber melhor quem é Asami. Nesta altura o filme começa a transformar-se num thriller com um suspense e uma carga emocional muito forte que vai aumentando aos poucos de intensidade até ao final apoteótico e a uma cena de tortura brutal (Miike no seu meio natural). Exceptuando a parte final, bem ao jeito de Miike, “Audition” revela-nos uma outra faceta do realizador. Mas, apesar deste não ser um típico filme Miike, e ser mais orientado para o suspense, isso não impediu que na sua projecção no Rotterdam Film Festival 2000 se atingisse o recorde de abandonos, assim como na estreia na Suiça, uma pessoa desmaiou e necessitou de ajuda médica. Já vos chamei a atenção?
Este é daqueles raros filmes, difíceis de encontrar na actual Hollywood, que só no final deixa ver e perceber o quadro no seu todo. É estritamente necessário ver toda a película para a começarmos realmente a apreciar. E depois só temos vontade de voltar a carregar no “play” e ver tudo de novo, já com outro olhar mais “iluminado” e apanhar pequenos fragmentos que nos falharam da primeira (ou mais) vez. Para quem gosta de thrillers com uma história elaborada, performances excepcionais e uma realização genial, está é uma excelente aposta. Se são fãs de nomes como Hithcock, Argento, ou até Lynch, podem dar uma oportunidade a “Audition” e, que sabe através deste, vir a descobrir outros filmes de Takashi Miike. 80%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0235198/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...