27/03/08

Hak Bak Sam Lam / Colour Of The Truth (2003)

Wong Jiang (Anthony Wong) e Qi Xi “Seven Up” (Lau Ching Wan) são dois investigadores da policia de Hong Kong. Qi Xi trabalha como informador para as tríades e como cúmplice do senhor do crime Blind Chiu (Francis Ng). Wong tem provas para incriminar Blind Chiu, mas Qi Xi interfere e fornece abrigo ao criminoso. Depois de uma perseguição, que acaba num telhado (qual é a dos policiais de Hong Kong e os telhados?), os 3 homens confrontam-se. Blind Chiu e Qi Xi acabam mortos. Sem haver testemunhas (nem mesmos nós, porque o desenrolar da cena é filmada da rua, sem mostrar o que se passa, apenas o som dos tiros), o relatório final indica que Qi Xi morreu no cumprimento do dever. Anos mais tarde, o seu filho Chan Lok-Yin “Cola” (Ho-Yin Wong) integra as forças policiais e acaba sob o comando de Wong Jiang. Assumindo que este é culpado da morte de seu pai, jura vingança. Mas não e só ele, e Ray (Jordan Chan), filho de Blind Chiu, propõem-lhe uma vingança conjunta. As habituais voltas e reviravoltas marcam “Colour Of The Truth” e, até bem perto do final, ficamos na dúvida sobre o que realmente aconteceu naquele dia naquele telhado.
Acusado de ser uma cópia de “Infernal Affairs”, o que a meu ver, não tem razão de ser, o filme consegue ficar acima da média. Não sendo um dos melhores policiais vindos de Hong Kong (prolífico neste tipo de filmes), este “Colour Of The Truth” é, mesmo assim, um grande filme policial com toques de thriller, muita acção, uma história interessante, actuações irrepreensíveis e uma realização soberba (Marco Mak e Jing Wong). Além dos nomes já referidos, temos a participação de inúmeras caras conhecidas da cena de Hong Kong, seja em “cameos” ou papéis secundários.
Só é pena as legendas em inglês estarem uma grande porcaria. Em algumas passagens (tal como na cena inicial no telhado) não se percebia muito bem o que as personagens estavam a falar. Num filme em que o diálogo, as personalidades e a interacção entre as personagens são peças fundamentais, este tipo de falhas perturbam muito a compreensão do filme. Mas, com algum esforço intelectual, as coisas compõem-se e percebe-se bem o filme. Para fãs de policiais de Hong Kong e policiais / thrillers em geral. Eu, na minha reduzida sabedoria cinéfila, recomendo. 75%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0375669/

[Escrito ao som de Dropkick Murphys “Singles Collection Volume 2 – 1998-2004” (Hellcat / Epitaph 2005)]

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...