13/03/08

Imprint (“Masters Of Horror”) (2006)

“Imprint” é um episódio / curta-metragem de 1 hora, realizada pelo polémico realizador Japonês Takashi Miike, e que é parte integrante da série de TV Norte-Americana “Masters Of Horror”. A ideia principal da série é convidar vários realizadores da área do terror, e que cada um seja responsável por um episódio. Dario Argento, John Carpenter, …… são alguns dos nomes envolvidos. Takashi Miike recebeu o convite também, e a sua participação resultou neste “Imprint”. Infelizmente, como habitual nos puritanos Estados Unidos, o episódio foi banido e não chegou a ir para o ar. Isto não me surpreende minimamente. Em primeiro lugar, nos Estados Unidos o mínimo fora dos padrões puritanos dos republicanos é banido. Em segundo lugar, já se sabe que o trabalho de Takashi Miike é extremamente agressivo a todos os níveis. Finalmente tive a oportunidade de ver esta preciosidade e de julgar por mim mesmo se havia razões válidas para o fazer.
Baseado numa história de Shimako Iwai (que faz uma aparição no filme como o sadístico torturador), Miike trasnporta para o ecrã uma história bizarra e violenta. Tortura, morte, prostituição, incesto, violações, abortos, fratricídio, deformações físicas, tudo faz parte de “Imprint”. Em meados do século 19, Christopher (Billy Drago, o único actor não Japonês do elenco), um jornalista Americano, viaja para o Japão para procurar a sua amada, que tinha conhecido numa das ilhas anos atrás, com a promessa de voltar para a buscar. Mas, ao chegar à ilha, o que vai encontrar é algo de bizarro, extremo, violento.
Não pode ser assim tão brutal, agressivo e chocante; pensei eu depois de ler algumas críticas que assim descreviam “Imprint”. Já vi outros filmes de Takashi Miike e aguentei. E, habitual consumidor de filmes de terror, Gore, suspense, série B, etc, não sou uma pessoa fácil de chocar ou assustar. Enganei-me redondamente! Este é um dos filmes que mais mexeu comigo até hoje.
A cena de tortura, que parece nunca mais acabar, é uma das cenas mais brutais cenas que já vi em filme. A certo ponto estava tão incomodado (mas sem consegui tirar os olhos do ecrã) que tinha um nó na garganta, o estômago revoltado, um frio intenso na espinha, as pernas a tremer e uma dor de cabeça forte. Depois disso, vários abortos são levados a cabo e os fetos são lançados ao rio. O meu estômago já não estava seguro, pior ficou. E eu, como já referi, sou consumidor habitual deste tipo de filmes violentos e intensos. Não é para estômagos fracos, aviso já! E mais não digo para não vos arruinar o visionamento. Para não variar, a realização de Miike é soberba, assim como a fotografia que realça tons de vermelho e verde, criando um ambiente ainda mais surreal e de sonho (ou pesadelo).
Se o mínimo de violência já vos incomoda, então mantenham-se afastados de “Imprint”, porque aqui não há lugar para concessões. Para os outros, corajosos o suficiente para ver “Imprint”, preparem-se para 60 dos mais intensos minutos a que alguma vez vão assistir em filme! 90%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0757061/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...