15/03/08

Mad Detective / Sun Taam (2007)

“Mad Detective” é um policial vindo de Hong Kong, de contornos sobrenaturais, com muito suspense e algum humor negro. Toques de Hitchcock estão presentes, assim como um ambiente Lynchiano, tudo embalado e apresentado de uma maneira tipicamente asiática.
O inspector Bun (Chin Wan Lau) é um detective que resolve os crimes de uma maneira peculiar. No dia da reforma do seu capitão, este corta uma orelha para dar de prenda ao seu superior. Anos mais tarde um polícia desaparece misteriosamente e o jovem inspector Ho Ka On (Andy On) é fica responsável pela investigação. Este procura Bun, entretanto suspenso da polícia, para o ajudar a resolver o caso. Ko Chi-wai (Ka Tung Lam), antigo parceiro do polícia desaparecido, é um dos investigados. As três personagens principais são encarnadas na perfeição por cada um dos actores, mas a performance de Chin Wan Lau está, sem dúvida alguma, em destaque. Um ser louco, anti-social, perturbado, quase esquizofrénico, Bun alega que consegue ver a personalidade interior das pessoas, e é desta maneira que consegue desvendar os mistérios com que se depara. No decorrer da investigação vemos o mesmo que ele, a pessoa ou várias pessoas / personalidades que constituem cada indivíduo, e no momento seguinte vemos a realidade, o que todos os outros comuns mortais vêm. E é aqui que a dupla de realizadores Johnny To e Ka-Fai Wai brilham, recriando o ambiente esquizofrénico que é a mente de Bun e a que nós próprios somos submetidos no decorrer do filme, contrastando e realçando tudo ainda mais com cenas reais. E a fabulosa cena final, um tiroteio entre as 3 personagens principais, é prova desse mesmo trabalho exemplar de realização (com um trabalho de câmara excepcional) e da performance dos 3 actores. Vemos as 3 pessoas reais e ainda as que Bun consegue ver. O suspense é enorme e, a tensão criada pela dúvida em relação à verdade por detrás de tudo e ao desfecho da situação, mantém-nos agarrados ao ecrã. E, como habitual nos filmes asiáticos, o final deixa-nos a pensar.
Há já imenso tempo que não via um thriller policial que me chamasse tanto a atenção. Fantástico. Para os fãs dos policiais de Hong Kong e de filmes como “The Sixth Sense”, esta é uma excelente aposta. 75%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0969269/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...