21/03/08

Wrong Turn (2003) & Wrong Turn 2: Dead End (2007)

Wrong Turn (2003)
Chris Flynn (Desmond Harrington) está a viajar para outra cidade, onde tem uma entrevista de emprego. Um acidente na estrada principal, assim como a pressa em chegar ao seu destino a tempo, levam-no a seguir uma estrada secundária pelas montanhas de West Virginia. Devido a uma falta de atenção na condução, Chris embate no num carro que está parado no meio da estrada, com os pneus furados. Fica então a conhecer um grupo de 5 amigos campistas. Decidem ir procurar ajuda. Ficam Francine e Evan (Kevin Zegers) a cuidar das viaturas enquanto que os outros, Chris (Lindy Booth), Jessie (Eliza Dushku), Carly (Emmanuelle Chriqui) e Scott (Jeremy Sisto) procuram por um telefone. Mas uma família de canibais deformados encontra-se à espreita!
Descendente directo (ou cópia descarada, como queiram) de filmes clássicos dos 70s, percursores de todos os slashers actuais, como “The Texas Chainsaw Massacre” ou “The Hills Have Eyes”, este “Wrong Turn” é mais um entre tantos outros. Um grupo de jovens que se perde no meio das montanhas; uma família de “rednecks” deformados, psicopatas, canibais. A chacina é geral mas os protagonistas safam-se no fim. A fórmula é sempre a mesma.
“Wrong Turn” agradará por certo a quem procura algumas emoções fortes mas que não consegue aguentar uma dose extra de Gore. Aqui há mais acção e suspense do que propriamente Gore. É um filme que podem ver com as namoradas mais sensíveis a este tipo de coisas. Os fãs de material mais extremo poderão ficar algo desiludidos. No entanto, não é assim tão mau que não o possam ver. Fãs diehard de slashers vão querer consumir tudo (nenhum trocadilho com o canibalismo presente no filme), este inclusive. E se não vos agradar muito, podem sempre passar o filme todo a olhar para as protagonistas! 70%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0295700/


Wrong Turn 2: Dead End (2007)
Voltamos a West Virgínia. Um Coronel reformado, Dale Murphy (Henry Rollins), é apresentador de um reality show no qual os concorrentes tentam sobreviver na floresta sob as condições mais adversas. Os concorrentes são Nina Papas (Erica Leerhsen, remake de Texas Chainsaw Massacre), Jake (Texas Battle), Amber (Daniella Alonso, The Hills Have Eyes II), Jonesy (Steve Braun), Mara (Aleksa Palladino), Elena (Crystal Lowe) e Kimberly (Kimberly Caldwell). Michael (Matthew Currie Holmes) é o realizador do programa.
Mas os jovens concorrentes e o resto da equipa cedo se apercebem que, afinal, o jogo é mais real do que parecia ao início. Mais uma vez, temos a famigerada família de canibais deformados à espreita por detrás das árvores.
A linha é a mesma de sempre.
Sequelas, remakes, cópias, tributos. O que fazer? Nada. São inevitáveis. Mudam-se apenas as vítimas e as circunstâncias. Mas este caso é um dos poucos em que se pode dizer, sem sombra de dúvida, que a sequela é muito superior ao original. Comparar no entanto os dois será algo difícil. São um pouco diferentes. O original está mais direccionado para o suspense, para os sustos de “pulo-na-cadeira”, e tem um ambiente geral mais sério. Este novo é mais directo, brutal, visual e não se leva tão a sério. Faz lembrar os clássicos da década de 70 pela ideia principal e os clássicos dos 80s em relação à descontracção e entretenimento providenciados. As pessoas que esperavam algo de mais violento, sangrento e Gore no primeiro filme e ficaram desiludidas, têm aqui um verdadeiro banho de sangue, tripas e violência extrema. Gore! Gore! Gore! Fantástico!
Gostei das reviravoltas em relação aos protagonistas. Neste tipo de filmes sabe-se logo desde o início quem é que vai sobreviver. São demasiado previsíveis. Em “Wrong Turn 2” isso não acontece. No início focamos a atenção numa ou duas pessoas, mas a seguir trocam-nos as voltas. Ok, quem vai sobreviver então são estes. Não. Mais uma reviravolta. O argumento está genial nesse sentido. E, claro, não custa nada repetir: deram mais ênfase no Gore! E se isso não chegasse, Henry Rollins está fantástico como o duro Coronel Dale. De todos os músicos que meteram um pé no cinema, se há alguém com algum talento, é mesmo Rollins. Mais um ponto positivo para o filme.
Aconselho vivamente a fãs de Slashers / Splatters / Gore. 90%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0804555/

1 comentário:

Passageiro disse...

Excelente, seu blog. Já está incluído nos meus feeds RSS, junto com Pacadifam e o Cinema Fantástico de Terror. Suas resenhas, opiniões pessoais, são muito bem montadas, compartilho da mesma opinião em diversos filmes. E gostei muito de Wrong Turn, mas prefiro a seqüência, Wrong Turn 2. Abraço.
Passageiro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...