31/03/08

Yeopgijeogin Geunyeo / My Sassy Girl (2001)

Ho-sik Kim, um jovem Coreano, manteve durante algum tempo um diário online sobre a atribulada e disfuncional relação com a sua namorada. Deste diário resultou um livro com a assinatura do mesmo. Deste livro, resultou um filme pelas mãos de Jae-young Kwak (argumentista e realizador). É precisamente este filme que vos estou a apresentar. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas, segundo sei, esta adaptação cinematográfica é fiel ao mesmo.
Kyun-woo (Tae-hyun Cha) volta a casa depois de um jantar com uns amigos. No metro é confundido com o namorado de uma rapariga (Ji-hyun Jun) alcoolizada que, depois de incomodar alguns passageiros (e nem só), desmaia e cai ao chão. Kyun-woo vê-se obrigado a tomar conta da rapariga (não é referido o seu nome, sendo apresentada apenas como “a rapariga”). Depois deste ficar a saber o porquê da bebedeira da rapariga, fica com pena e decide tomar conta dela até que ultrapasse o mau momento. No entanto, a rapariga usa e abusa dele. Este torna-se quase um escravo e passa por inúmeras provações, humilhações públicas, e outras situações hilariantes. Mas prometeu a si mesmo tomar conta dela até que fique bem.
Para quem não está habituado a ver comédias Coreanas, algumas das situações podem parecer algo absurdas e patéticas. É o humor Coreano, simples, directo, quase infantil. Eu ainda não me habituei muito a este tipo de humor. Mas em “My Sassy Girl” as situações são tão absurdas e surreais que nos levam a manter um constante sorriso.
O argumento está muito bem escrito e tem algumas reviravoltas que nos mantêm interessados, muito humor, romance e algum drama. Os actores principais, Cha e Jun, estão fantásticos nas suas respectivas interpretações. São duas horas (137 minutos no director’s cut) que passam quase a voar. Não houve um único momento em que eu estivesse aborrecido.
Felizmente tive a sorte de ver a versão longa (director’s cut) que tem cerca de 15 minutos extra. Quando tenho essa oportunidade, não a perco. As versões editadas pelos senhores de fato e gravata por vezes perdem algum material interessante. Mas isto já seria tema para uma crónica à parte.
Outro assunto que daria outra boa crónica seria a questão dos remakes. Pois é meus amigos, este filme também vai ter o tratamento de Hollywood e vai ser “americanizado”. Pois eu digo: já chega caramba! Agora todos os filmes de sucesso na Ásia têm que ser alvo de uma medíocre versão “hollywoodesca”? Vejam o original. Ponto final.
Aconselho vivamente. 90%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0293715/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...