09/09/08

Jiang Hu / Gong Wu / Blood Brothers (2004)

A acção do filme desenrola-se em apenas uma noite. Hung (Andy Lau) é o chefe de uma tríade de Hong Kong. “Left-Hand” (Jacky Cheung) é o seu melhor amigo e braço direito na tríade. Nessa mesma noite Hung descobre duas coisas, que a sua mulher deu à luz um filho, e que está alguém a tentar assassiná-lo. “Left-Hand” diz-lhe para sair de Hong Kong, ir para a Nova Zelândia com a sua família, e deixar os negócios nas suas mãos. Este diz que vai ficar e não vai fugir. A relação entre os dois fica abalada. “Left-Hand” envia os seus homens para assassinar os 3 suspeitos da tentativa de assassinato, “Tall Man” (Eric Tsang), “Big Lungs” (Norman Chu) e “Figo” (Kiu Wai Miu), chefes menores na tríade. Mas Hung tem outros planos e pretende mostrar ao amigo o verdadeiro sentido do termo “irmão de sangue”.
Em paralelo, seguimos as aventuras e desventuras de outras duas personagens, Yik (Edison Chen) e Turbo (Shawn Yue), que lutam por poder e pelo seu lugar no submundo. A Yik foi atribuída a missão de assassinar o chefe de uma tríade. Este pede ao amigo Turbo para o acompanhar. Este trabalho dar-lhes-á a hipótese de subir no gangue.
Os actores, na sua grande maioria caras conhecidas da trilogia “Infernal Affairs”, estão ao mais alto nível, em especial os 4 principais. Os momentos altos do filme são a conversa no restaurante entre Hung e “Left-Hand” e a revelação final. Muita gente gosta de dizer, depois de ver um filme, que já estava à espera do desenlace, ou que já se havia apercebido de pormenores que só nos são apresentados no final. Pois, se alguém me disser isso em relação e este “Jiang Hu” / “Gong Wu”, não vou acreditar por certo. O que parecia uma coisa, no final é outra. E só mesmo depois da revelação é que temos outra visão da totalidade do filme. Genial! Gostei muito, como já disse, da “performance” dos actores principais (Andy Lau sempre no seu melhor), da realização de Ching-Po Wong (muito trabalho de câmara, ângulos interessantes, “slow motion” e outros que tais; por momentos algo exagerado é certo) e da banda sonora de Mark Lui. Há alguma acção, mas não muita, centrando-se o filme essencialmente na relação entre as personagens principais. Se querem perseguições, movimento, tiros e bombas, então este não é o filme certo para vocês. Apesar da grande preocupação de Ching-Po Wo no estilo do filme e na sua componente visual, este também tem uma história fabulosa. É simples, é certo, mas bem contada e eficaz. Apesar de não ser uma obra-prima, é interessante. Algo parado se estão à espera de mais movimento (mais uma vez, filme errado) mas compensador se querem algo com mais substância. Recomendo.
Deixo no final uma das frases marcantes do filme, em que Hung diz a “Left_Hand” (em inglês, sorry!): “How do you want me to say it? I say, you don't listen. If you listen, you don't understand. If you understand, you won't do it. If you do it, you do it wrong. If you do it wrong, you won't correct it. If you correct it, you're not happy. If you're not happy, you won't say. How do you want me to say it?”. 70%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0415080/


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...