20/02/13

O que é? – Parte 1: PEPLUM ou SWORD & SANDAL


Nas décadas de 60 e 70, a Itália foi prolífica em cinema de qualidade. A cada sucesso de bilheteira seguia-se a sua consequente exploração (leia-se “exploitation”). Podemos ir muito mais atrás no tempo mas, interessa-nos, para já, começar nos finais da década de 50. Quando em 1958 foi lançado “Le Fatiche di Ercole” (com o culturista Americano Steve Reeves no papel principal) deu-se início ao fenómeno Peplum (apelidado de Sword & Sandal nos USA).
O que é Peplum? O Peplum (ou Pepla no plural; o termo refere-se às togas ou robes usados na Antiga Roma) é um género, na sua larga maioria de produções Italianas, baseado em épicos bíblicos ou históricos, mitos e lendas, na ficção épica escrita, e outros temas similares. O género surgiu para rivalizar com épicos de Hollywood como “Ben Hur”, “Spartacus”, “Quo Vadis” ou “Cleopatra”, entre outros. Dominaram a indústria Italiana entre 1958 e 1965, quando perderam a sua vitalidade e deram origem ao Spaghetti Western.
O Peplum foca-se em meia dúzia de heróis, a saber: Hercules, Maciste, Ursus, Samson, Goliath, entre outros de menor relevância ou proficiência. Todos estes tiveram a sua série de filmes, na grande maioria sem ligação em termos narrativos. Apenas o nome servia de mote a mais uma entrada na série.
Além das aventuras destes heróis, também foram criados subgéneros, a saber: Gladiadores, Antiga Roma, Mitologia Grega, Bárbaros, Espadachins e Piratas, Épicos Bíblicos, Antigo Egipto, Babilónia e Médio Oriente.

Quais são os elementos centrais de um Peplum?
- Um homem musculado no papel principal, que realiza feitos que requerem uma força sobrenatural;
- Exóticas heroínas e “femme fatales” em conluio com vilões e vigaristas;
- Guarda-roupas sensuais e cenários extravagantes;
- Estórias e personagens retirados da história antiga e mitologia;
- Lúridas cenas de escravidão e tortura;
- Um estilo tipicamente Italiano de narrar estórias.
Um dos grandes problemas hoje em dia, para os amantes do género, é a dificuldade de conseguir muitos destes filmes com uma qualidade decente, tanto áudio como vídeo. Não há edições de qualidade acima da média para a grande maioria destes filmes. Muitos estão perdidos e apenas se conseguem através de coleccionadores que têm na sua posse cópias gravadas directamente da TV, edições piratas, VHS das mais variadas proveniências e, indubitavelmente, com dobragem em diversas línguas (não só em italiano, mas em inglês, espanhol, alemão, etc) e sem legendas a acompanhar. Já para não falar na dobragem atroz de que estes eram alvo naquele tempo, assim como nos mais diversos títulos que lhes eram atribuídos, conforme o país em que se distribuía. Isto levava inclusive a mudar e/ou alternar os nomes dos heróis entre si. Mas isto era prática comum não só no Peplum, mas em todo o cenário Exploitation, como poderão constatar noutras entradas desta rúbrica.
Pelos motivos indicados será difícil eu apontar filmes essenciais, pelo menos baseados na minha experiência, pois não tive oportunidade de ver muitos. Aos poucos vou saciando a minha sede com versões aceitáveis e, na medida do possível, irei escrevendo algumas linhas sobre o título em questão. Por isso mesmo vou basear as minhas escolhas no pouco que sei, e em indicações de alguns entendidos na matéria.
01 – Hercules (La Fatiche di Ercole; The Labors of Hercules) (1958) – O filme que começou o frenesim Peplum. Uma curiosidade: Mario Bava foi responsável pela iluminação e efeitos especiais.

02 – Hercules Unchained (Ercole e La Regina di Lidia, Hercules and the Queen of Lydia, 1959) – A sequela do anterior título, que muitos apontam como superior.

03 – Achilles (L’Ira di Achilles, Fury Of Achilles, 1962) – Gordon Mitchell no papel principal. Baseado na “Ilíada” de Homero.

04 – Goliath And The Barbarians (Il Terrore Dei Barbari, The Terror of the Barbarians, 1959) – Mais uma vez Steeve Reeves, aqui acompanhado pela bela Chelo Alonso. Baseado na invasão da Itália pelos  Lombardos no ano 568 D.C.
05 – Attila (1959) – Anthony Quinn como líder de uma horde de bárbaros que invade a antiga Roma. Com Sophia Loren, Irene Papas, Henri Vidal, e outros.

06 – Colossus of Rhodes (1961) Realizado por Sergio Leone. Com actuações de Rory Calhoun, Lea Massari, Georges Marchal. Darios, o herói de Atenas, vê-se envolvido em duas conspirações para derrotar o rei tirano, uma dos patriotas de Rhodes, outra menos louvável da parte dos Fenícios.

07 – The Trojan Horse (La Guerradi Troia, The War Of Troy, 1961) – Começa sensivelmente onde acaba a história de “Achilles”. É tido como um dos pontos altos do cinema Peplum.

08 – Hercules In The Haunted World (Hercoles Al Centro Della Terra, Hercuels at the Center of the Earth, 1961) – Realizado pelo mestre Mario Bava, esta foi a sua única contribuição para o género. O seu estilo está bem patente neste filme protagonizado por  Reg Park (Hercules) e Christopher Lee (o vampiro Lyco). Peplum no terreno da fantasia, uma fusão levada a cabo por diversas vezes.

09 – Romulus And Remo (Romolo e Remo, Duel of the Titans, 1961) – Realizado por Sergio Corbucci, que mais tarde iria fazer nome com os seus spaghetti westerns. Com Steve Reeves, Gordon Scott e Virna Lisi.

10 – Hercules Against the Moon Men (Maciste e la regina de Samar, Maciste and the Queen of Samar, 1964) – Peplum em fusão com ficção-científica. As possibilidades estavam em aberto e qualquer fusão era bemvinda para refrescar o género.

Muitos mais poderiam figurar nesta lista, mas escolhi alguns por serem clássicos e perfeitos para a introdução dos mais incautos ao mundo Sword & Sandal, outros apenas para mostrar a diversidade (embora tenha deixado de fora muitos subgéneros).
Sugestões desse lado?

Até ao próximo capítulo desta série!


Fontes:

2 comentários:

Pedro Pereira disse...

Recordo-me de dois ou três desta lista. Também me lembro de ver um crossover que metia o Masciste e o Zorro ao barulho. Penso que são filmes que não envelheceram lá muito bem. Mas os italianos melhoram muito com as vagas que se seguiriam: spaghettis e policiais!

--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/


--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/

Emanuel Neto disse...

Este filmes épicos italianos pertencem a um género que me agrada bastante (não tanto como os westerns-spaghetti, obviamente).
Para mim, "O Colosso de Rodes" é um dos melhores. "Os Últimos Dias de Pompeia" também é interessante. Naturalmente, Steve Reeves era a estrela maior em Itália, seguido de homens fortes como Dan Vadis, Gordon Mitchell, Giuliano Gemma e Richard Harrison.
Excelente texto e belas imagens, amigo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...