07/04/16

Murderous Passions: The Delirious Cinema of Jesus Franco (2015)




Murderous Passions: The Delirious Cinema of Jesus Franco


de Stephen Thrower com Julian Grainger

434 páginas a preto e branco, com 32 páginas em cor

268.8 x 240 mm

Publicado em 2015 pela Strange Attractor Press.


Para quem não sabe, ainda, Jesús “Jess” Franco Manera foi um realizador espanhol de cinema alternativo. Foi um dos realizadores mais prolíficos de sempre, contando na sua obra com mais de 180 filmes, numa carreira que atravessou 6 décadas. Em 2009 foi-lhe atribuído o prémio carreira nos prémios Goya, em Espanha. Nasceu a 12 de Maio de 1930 e faleceu a 2 de Abril de 2013.
Trabalhando, na sua grande maioria (salvo algumas excepções), com baixos orçamentos, Franco fez de tudo um pouco (comédia, romance, aventura, western, terror), acabando por assentar o seu estilo nos eurosleaze tipicamente europeu. A sua obra é tudo menos consensual, mas uma coisa é certa, não há meio-termo. Ou se ama ou se odeia.
Como será de prever, com tantos filmes sob o seu nome e pseudónimos; tendo trabalhado com diversas produtoras europeias; assim como as diversas versões dos filmes e posteriores edições em VHS, DVD ou Blu-ray; tentar alinhar na perfeição todos os seus filmes e respectivas edições é tarefa árdua. Stephen Thrower (com uma pequena, mas essencial ajuda de Julian Grainger) não teve medo e pôs as mãos ao trabalho.
Já existiam alguns livros disponíveis sobre o realizador espanhol, mas nenhum tão completo e exaustivo como este “Murderous Passions: The Delirious Passions Of Jess Franco”.


De salientar que esta é apenas a primeira parte de duas. Esta cobre a filmografia desde “Tenemos 18 Años” de 1959 até “Les Grandes Emmerdeuses” de 1974. Ao longo de 434 páginas faz-se o exame exaustivo de cada um dos filmes de Jess Franco, incluindo completíssimas fichas técnicas, sinopses, notas de produção, crítica por Thrower e/ou Grainger, música, locais de filmagem, ligações a outros filmes / livros / inspirações, a essencial listagem de versões do filme, e notas de imprensa da época do lançamento. Mais completo não podia ser. Além da óbvia biografia do Tio Jess e introdução à sua obra temos também uma entrevista conduzida por Thrower com o realizador e a sua companheira e musa Lina Romay a 24 de Março de 2010.


Inicialmente existiam duas versões do livro, mas a versão limitada a 300 exemplares está já esgotada. Podem ainda adquirir a versão normal (na foto). Uma obra indispensável para os apreciadores do cinema do falecido realizador espanhol, assim como os fãs de cinema alternativo e meros curiosos. Se apenas vão comprar um livro sobre o homem, esta é a vossa opção. É um bocado caro, eu sei, mas acreditem que vale a pena cada cêntimo. RDS

http://strangeattractor.co.uk/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...