23/02/08

The Illusionist (2006)

“O Ilusionista” é um filme repleto de magia e ilusionismo interpretado por Edward Norton, Paul Giamatti, Rufus Sewell e Jessica Biel.
Eisenheim (Norton) é um ilusionista que quebra as leis da Natureza, enquanto que o Inspector Uhl (Giamatti) é o oposto, um homem racional que se rege pelas leis do Homem. As outras personagens principais são a amiga de infância e posterior amada de Eisenheim, a Duquesa Sophie Von Teschen (Biel) e Leopold, o Príncipe da Áustria.
A amizade de infância de Eisenheim e da Duquesa Von Teschen não é bem vista, por pertencerem a classes sociais diferentes. Depois da família de Eisenheim ser ameaçada com a prisão, este deixa a sua terra natal para viajar pelo mundo, volta anos depois à Áustria para efectuar os seus espectáculos de ilusão num teatro e aí reencontra-se com Sophie, que é noiva do Príncipe herdeiro. A partir daqui a acção desenrola-se sempre intercalada com os truques de ilusionismo. A relação entre Eisenheim e o Príncipe torna-se num jogo do gato e do rato e, a certa altura do filme, não se sabe bem quem é representa qual papel!
Gostei do argumento, muito bem escrito, com uma reviravolta final, com as personalidades das personagens bem exploradas a favor da história; gostei dos efeitos especiais, dos tons sépia e castanhos que predominam a fotografia (cortesia de Dick Pope), da banda sonora (cortesia do senhor Philip Glass), dos actores / actriz que mantiveram as suas actuações sempre a um alto nível.
Depois de ver o filme estive a dar uma olhadela às opiniões que se encontram no IMDB e toda a gente se preocupa em encontrar falhas no filme em vez de se concentrar apenas no divertimento que este possa causar, em ver o filme apenas como uma peça de entretenimento. Além disso, estamos a falar de um filme de magia, ilusionismo, fantasia, muito longe daquilo que é a vida real e de tudo o que é perfeitamente racional. Como é que podem tentar encontrar explicações ou mesmo até falhas em situações de fantasia que são resultado de meros efeitos especiais criados por computador ou efeitos de video-montagem?
Eu gostei do filme, foram 100 minutos de puro entretenimento, plenos de fantasia. Não me preocupei em dissecar os actos de ilusionismo da personagem principal. Foi apenas isso, pouco mais de hora e meia de bom cinema.
Para fãs de filmes de fantasia, Tim Burton (em particular "Big Fish"), "Os Irmãos Grimm", "Vidocq", "V de Vingança", etc. 80%
RDS
-

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...