29/02/08

Masters Of The Universe (1987)

Alguém se lembra de na sua infância adorar o grande He-Man? Se forem mais ou menos da minha idade, então lembram-se perfeitamente da dita personagem de desenhos animados. Pois, esta é a transposição desse herói para o grande ecrã. O filme é datado de 1987 e conta com um jovem Dolph Lundgren na pele de He-Man, Frank Lagella como Skeletor, além de James Tolkan, Meg Foster, Christina Pickles, Billy Barty e uma jovem Courteney Cox (a atingir reconhecimento mais tarde com a famosa série de TV “Friends”) com papéis secundários.
É pena terem apostado numa acção desenrolada em grande parte no Planeta Terra, pois gostaria de ter visto como recriariam Eternia no grande ecrã. Do universo He-Man temos apenas as personagens, Greyskull (o covil do mau da fita, Skeletor), e pouco mais. Imposições do orçamento quiçá? Resultou mais num filme de acção com toques de fantasia / ficção científica do que propriamente numa recriação do universo He-Man.
Quanto às interpretações, Dolph Lundgren ainda estava muito verde, se é que alguma vez esteve maduro, fazendo com que o herói da história, He-Man, parecesse algo retardado mentalmente. Mais tarde Lundgren alcançou algum reconhecimento com os seus filmes de acção do género “um contra todos”, mas as suas qualidades como actor continuaram praticamente inexistentes. Frank Langella está soberbo com a sua interpretação do famigerado Skeletor. Uma das mais valias do filme. As interpretações de Man-At-Arms e Teela também não estão más. Nada de surpreendente mas aceitável. Couteney Cox demonstra já aqui as suas qualidades de representação.
A banda sonora de Bill Conti também está fantástica, atribuindo ao filme um tom mais épico, embora com algumas colagens descaradas a John Williams e o seu trabalho para Star Wars.
Há muitos pontos negativos mas também há muitos positivos. As criaturas sob o comando de Skeletor estão bem caracterizadas mas algo mal representadas pelos respectivos actores. Os efeitos especiais e cenários (os do lado da fantasia pois, como já disse, muita da acção desenrola-se no Planeta Terra) são muito bons para a altura e típicos da ficção científica / terror / fantasia dos 80s. É claro que não estamos a falar de Star Wars nem nada do género, mas mesmo assim material muito bom. Poderia ter resultado muito melhor mas, apesar de algumas falhas já apontadas, esta é uma boa aposta para os fãs da série de animação, fantasia e ficção científica em geral. 70%
RDS

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0093507/
Masters Of The Universe - Fan-made Trailer

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...