23/02/08

Saam gaang yi / Three… Extremes / Three Monster (2004)

"3... Extremos" (Saam gaang yi / Three… Extremes / Three Monster; 2004) é, não um filme, mas uma compilação de 3 curtas-metragens de origem asiática, existindo ainda outra recolha do género (essa fica para uma próxima). A primeira curta, "Dumplings", vem de Hong Kong e foi realizada por Fruit Chan. A segunda, "Cut", vem da Coreia do Sul e foi escrita e realizada por Park Chan-Wook (realizador de "Oldboy"). A terceira, "Box", vem do Japão e foi realizada por Takashi Miike (o mesmo do controverso filme "Ichi, The Killer", entre outros).
Pode ver-se o DVD por partes, uma curta-metragem de cada vez pois não têm qualquer relação entre si mas, na minha modesta opinião, e foi assim que eu o fiz, deve carregar-se no "play" e ver-se tudo do início até ao fim, com créditos finais incluídos.
Em "Dumplings", uma actriz procura a fonte da juventude em "dumplings" (pastéis de carne) que contêm um ingrediente secreto que, mesmo às pessoas de estômago mais forte, vai provocar alguma má disposição. E mais não digo porque só mesmo vendo!
Em "Cut", um realizador vê-se aprisionado com a sua mulher num cenário de um dos seus filmes por um fã. O suspense mantém-se durante os cerca de 40 minutos de duração. A maior parte das vezes nem sabemos se havemos de rir ou ficar com medo ao imaginar se aquilo nos estivesse a acontecer a nós. Torna-se extremamente assustador em certos momentos. Acreditem que não vão conseguir afastar o olhar do ecrã nunca, com uma certa pressão no peito e, quando acabar vão ter a sensação de que nem respiraram durante a todo o visionamento!
Finalmente, em "Box", uma escritora sonha constantemente que é envolta em plástico e que é enterrada viva e, com o decorrer do filme vamos descobrir certas coisas do seu passado. Nesta última metragem imaginem um argumento escrito por Quentin Tarantino, com influências de terror / suspense tipicamente Japonês, e realizado por David Lynch. É muito surreal e, para quem não está acostumado a cinema de suspense vindo do Japão, poderá ficar muito confuso.
Posso descrever tudo em 3 sensações sequenciais: em "Dumplings" ficamos enojados; logo ficamos assustados com "Cut" para, a seguir, ficarmos confusos com "Box". No final de tudo vão ficar a olhar para o ecrã do vosso televisor de boca aberta a pensar: "mas o que é que aconteceu aqui nestes 120 minutos?". Foi isto mesmo que me aconteceu!
Indispensável para os fãs de emoções fortes e de cinema Asiático. 90%
RDS


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...