13/03/08

Escape From New York (1981)

“Escape From New York”, de John Carpenter, é um filme simples, com uma história simples, poucos efeitos especiais (o baixo orçamento a isso o obrigou), sem qualquer tipo de mensagem social ou política subentendida. É um filme de ficção científica / acção cuja história se desenrola num cenário semi-apocalíptico. Tal como muitos outros filmes com uma temática similar. E mesmo assim consegue ser um filme fantástico, que com o passar dos anos ainda se vê com grande gozo, e que se tornou num dos grandes filmes de culto de John Carpenter. E eu sou um dos que o vê como tal.
A cidade de Nova Iorque foi transformada numa grande prisão, rodeada por altos muros que são policiados dia e noite. Mas lá dentro não há qualquer tipo de autoridade. Os criminais são lá “despejados” e abandonados à sua sorte. A cidade-prisão, onde reina o Duque de Nova Iorque (Isaac Hayes), tem as suas próprias leis (ou falta delas).
Um helicóptero que transporta o presidente dos Estados Unidos tem um acidente e cai na referida cidade-prisão. O presidente deve ser resgatado antes que seja capturado pelos criminais que povoam a cidade-prisão. O comissário Bob Hauk (Lee Van Cleef) recruta Snake Plissen (Kurt Russell), por meio de chantagem, para efectuar uma missão de salvamento secreta. Snake é um ex-militar que lutou pela sua pátria, que não teve o apoio da mesma quando dele necessitou (estamos a falar dos Estados Unidos pós Vietname) e que, eventualmente acabou por se tornar num criminoso, actualmente a cumprir pena. E é neste simples pressuposto que se baseia a acção do filme.
Ficção científica, muita acção, algum humor são os ingredientes que fazem este clássico de culto. A realização de Carpenter é soberba; a fotografia é fantástica (típico cenário apocalíptico finais 70s / inícios 80s); e as performances dos actores são perfeitas, principalmente Kurt Russell que está ao mais alto nível com a sua intocável interpretação do típico anti-herói Snake. Além dos nomes já enunciados, podemos ainda realçar Harry Dean Stanton como Harold “Brain” Helman, Ernest Borgnine como o taxista “Cabbie” e Adrienne Barbeau como Maggie.
Para todos os fãs de John Carpenter, ficção-científica, acção em geral e dos filmes com o típico ar “kitsch” dos 80s. De salientar que este “Escape From N.Y.” teve uma sequela em 1996 intitulada “Escape From L.A.” (Carpenter já com um nome forte em Hollywood e um orçamento mais alto para trabalhar) que nos traz de novo Snake Plissen, desta feita em Los Angeles. Mas comentários a este ficam para uma próxima ocasião. 80%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0082340/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...