14/03/08

Tremors 1-4 (1990/1996/2001/2004)

Tremors (1990)
Valentine “Val” (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward) são dois “faz-tudo” que vivem em caravanas e que fazem um pouco de tudo na pequena e isolada cidade de Perfection. Um dia chegam à conclusão de que aquilo não é vida para eles e decidem partir para outras paragens mas, estranhas mortes de cidadãos locais que começam a ocorrer, assim como um desabamento na única estrada para sair de Perfection, retêm-nos na cidade. Enormes criaturas que vivem debaixo de terra estão por detrás das mortes. Os habitantes da cidade chegam à conclusão de que as criaturas são uma das formas de vida mais antigas da Terra, anteriores aos dinossauros até. Sendo cegos, caçam pelos movimentos e vibrações na terra. Os Graboids, tal como lhes acabam por chamar, são enormes, viscosos e nojentos. Mas têm de ser eliminados. Val e Fred, com a ajuda da sismologista Rhonda (Finn Carter) e do maníaco das armas Burt Gummer (Michael Gross) vão tentar impedir as estranhas criaturas de os comer a todos e de despovoar Perfection.
Com um elenco fabuloso que inclui, entre outros, Kevin Bacon, Fred Ward, Michael Gross e Finn Carter, “Tremors” (ou “Palpitações” em Portugal) é a perfeita fusão de terror (algum), comédia (muita), acção (muita) e romance (pouquíssimo). Para fãs das comédias de terror dos 80s e dos filmes com criaturas (sejam de terror ou ficção científica). 80%


Tremors II: Aftershock (1996)
Saída directamente para o mercado de vídeo, esta sequela de “Tremors” já não inclui Kevin Bacon, mas podemos ainda contar com as magníficas prestações de Fred Ward e Michael Gross. Earl continua a viver em Perfection, a criar avestruzes, insatisfeito com o rumo da sua vida. Um representante de uma petroleira Mexicana tenta recrutar Earl para eliminar umas criaturas subterrâneas que destruíram uma das suas estações petroleiras e mataram vários funcionários. Depois de lhe ter sido oferecida uma avultada quantia de dinheiro, parte para o México junto com o seu novo parceiro, um jovem entusiasta chamado Grady Hoover (Christopher Gartin). Chegados ao México, e depois de constatar que a coisa não vai ser assim tão fácil, Earl pede ajuda a uma pessoa que o pode ajudar. Quem? Nada mais, nada menos do que Burt Gummer, que aparece artilhado até aos dentes. Os nossos amigos voltam a ter a ajuda de uma mulher, Kate Reilly (Helen Shaver), que vive na cidade onde estes eventos estão a ocorrer.
Desta feita os Graboids sofrem mutações e transformam-se noutras criaturas mais pequenas, que os caçadores acabam por chamar de Shriekers, de metade do tamanho de um humano, uma espécie de mistura entre galinha e avestruz. Também são cegos e caçam através de um sensor que calor que têm no topo das cabeças. A fusão dos estilos acima mencionados continua intacta nesta sequela. Mais terror, acção, comédia e algum romance.
Não sendo tão bom quanto o primeiro é, no entanto, uma sequela à altura. Se gostaram do primeiro filme, vale a pena conferir este também. 75%


Tremors III: Back To Perfection (2001)
Tal como o nome indica, voltamos a à cidade de Perfection. Passados 11 anos do primeiro ataque, as criaturas estão extintas. Ou pelo menos, assim pensam os habitantes da cidade. Mas as coisas não são bem assim e Burt Gummer (o único “herói” que ainda resta dos filmes anteriores) tem pela frente uma nova mutação. Desta feita os Shriekers conseguem voar. E como levantam voo através de uma chama propulsora que lhes sai, digamos, pela parte traseira, os nossos heróis apelidam-nos de Assblasters. A lutar lado a lado com Burt temos Jack Sawyer (Shawn Christian) e Jodi Chang (Susan Chuang), entre outros habitantes de Perfection.
Os Graboids (a primeira forma que assumem as criaturas) não se parecem muito com os originais, o que é uma pena, pois estes parecem sacos e batata, em comparação com os excelentes Graboids do primeiro filme. Quase todo o filme tem uns efeitos especiais muitos furos abaixo de “Tremors” ou até “Tremors 2”. Há até uma cena em que um dos “tentáculos” de um Graboid se parece imenso com um braço coberto por uma meia, tipo teatro de fantoche. Nem sei se hei-de considerar isso mau efeito especial ou algo de kitsch que até se torna porreiro. Inclino-me mais para a segunda, até porque estes filmes não podem ser levados sério. Já foram feitos com esse mesmo propósito, de divertir o público.
Tendo ficado uns furos abaixo dos anteriores, este é um filme direccionado apenas para os fãs da série. Quem não gostou dos anteriores ou os achou medianos, que escolha outro filme para ver, porque não vai gostar desta sequela. Eu gostei, mas eu também sou suspeito, gosto deste tipo de filmes e adoro toda a série. 65%


Tremors IV: The Legend Begins (2004)
Depois de alguma desilusão (parcial, o filme até nem é mau) com a terceira aventura, eis que nos apresentam uma prequela. As ideias já começavam a escassear com o terceiro volume, e eis que S.S. Wilson e Breant Maddock (argumentistas do 4 filmes, Wilson realizou o 2º e 4º, Maddock realizou o 3º, sendo que Ron Underwood realizou o 1º) dão a volta por cima e surgem com este imaginativo fechar (ou iniciar) do ciclo. Estamos em 1889 e Rejection Valley (mais tarde Perfection) é uma cidade mineira. Certo dia, os mineiros deparam-se com criaturas que vivem debaixo de terra e alguns deles são mortos pelas mesmas, levando ao fecho da mina, e consequente ruína da cidade. Os habitantes iniciam um êxodo e Rejection fica quase deserta. O dono da mina, Hiram Gummer (bisavô de Burt, interpretado pelo próprio Michael Gross, o único que figura em todos os filmes) vem à cidade ver o que se passa com o seu investimento. Resultado. Temos mais caça aos famigerados seres subterrâneos. Voltamos aos Graboids originais, com efeitos melhores que no filme anterior, muita acção, comédia, terror, algum romance e um toque de western. A ajudar Hiram Gummer (Gross) temos Juan Pedilla (Brent Roam), Christine Lord (Sara Botsford) e a participação especial de Billy Drago como o pistoleiro Black Hand Kelly.
Melhor que o anterior em todos os aspectos, este filme é também interessante pois ficamos a perceber porque é que Burt Gummer é maníaco por armas, explosivos e outro material bélico. Ficamos a conhecer também algum do passado de Perfection, incluindo o seu infortunado nome Rejection no século XIX e posterior mudança para a actual designação, assim como da família Chang (os donos da loja de conveniência da cidade). Mais uma vez, para fãs da série. 70%

P.S.
Para além dos 4 filmes, entre o 3º e o 4º, em 2003, ainda houve tempo para uma série de TV, também com Michael Gross. Infelizmente, para nós fãs de Tremors, esta foi cancelada e só existem 13 episódios. Qualquer dia escrevo umas linhas sobre a série. Para já, vejam os filmes!

RDS

IMDB I:
http://www.imdb.com/title/tt0100814/
IMDB II: http://www.imdb.com/title/tt0114720/
IMDB III: http://www.imdb.com/title/tt0259685/
IMDB IV: http://www.imdb.com/title/tt0334541/
IMDB Série TV: http://www.imdb.com/title/tt0327375/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...