07/04/08

Oi Dau Dai / See You In You Tube (2008)

Ling (Elanne Kwong) e Janice (Janice Man) são as melhores amigas. Desde pequenas que competem por tudo e mais alguma coisa. Até que têm que competir pela atenção de Him (Chung Him Law), um estudante de cinema que vive com o seu primo. Him necessita de dinheiro para ajudar uma pessoa que está no hospital e começa a dar aulas de fotografia e vídeo. As raparigas, como é evidente, inscrevem-se. Him aproveita a competitividade das raparigas e começa a gravar um programa misto de “Jackass” e concurso de TV. Cada uma das raparigas escolhe 5 pessoas e depois cada uma das equipas submete-se a uma série de desafios que se tornam, cada vez mais, ousados e até perigosos. Cantar os parabéns no funeral de um membro de uma tríade; entrar numa joalharia com uma máscara de ski e uma arma falsa para comprar (sim, comprar) um colar de ouro (de salientar que em Hong Kong as joalharias são guardadas por seguranças armados); ou ainda entrar num cemitério à noite para distribuir comida aos falecidos; estes são alguns dos desafios.
Esta produção de baixo orçamento de Oxide Pang foi realizada por sete pessoas distintas (sob a designação Seven’s), na sua maioria estudantes de cinema. Á partida pode parecer algo do género do execrável “Jackass” (não chega tão ao extremo, até porque aqui é tudo fictício) ou uma típica comédia de liceu / universidade. É uma fusão de ambos, sem chegar sequer a atingir os propósitos de uma ou de outra. Há aqui ideias boas, mas não chegam a ser concretizadas na perfeição. Gostei da ideia de reunir os sete realizadores que, apesar de serem inexperientes, conseguem introduzir uma certa inovação e frescura que acaba por resultar bem a maioria das vezes. Gostei da gravação de câmara em punho. Gostei do tom de documentário que Him atribui ao seu filme dentro do filme. Nota-se que o elenco se divertiu a gravar. Isso é muito bom e ajuda ao espírito do filme. E gostei, principalmente, da cena do cemitério. Dêem uma oportunidade à pessoa que realizou essa sequência e esta poderá chegar longe! Os pontos negativos também são muitos. Diria que são quase 50/50. As personagens não são bem exploradas. A parte mais divertida do filme não é assim tão hilariante. A parte mais séria do filme e toda a questão da amizade e do amor também não são tão bem exploradas como poderiam. Juntem a isto um elenco constituído por jovens caras do espectáculo de Hong Kong (jovens actores, modelos, cantores Pop, etc) e têm filme.
No geral, pode-se dizer que as boas intenções eram muitas, mas ficaram pelo caminho. O resultado final é mediano. Vejam “See You In You Tube” com alguma abertura de mente (é diferente, isso é certo) e com alguma ligeireza (não esperem algo de transcendental, simples entretenimento). Uma mera curiosidade. Para ver com os amigos num fim-de-semana à noite e divertir-se um bocado. Nada mais. 65%
RDS

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt1179057/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...